15 de out. de 2009

40 passos para uma vida mais saudável e econômica

O Blog "No Impact Man" publicou uma lista de Quarenta passos para proteger a vida na Terra. Aí embaixo vão os mais votados pelos internautas (praticando apenas estes, já se estará contribuindo muito para um mundo menos poluído e mais saudável para as futuras gerações):

1. Evitar comida pronta. Entre comprar um pão ou fazer, eu faço. A não ser que o pão vá estragar por falta de boca para comer. Isso evita o gasto de energia da embalagem, o transporte, da produção industrial. Fora que fazer pão é uma delícia. Isso serve para tudo, inclusive para suco concentrado e sopa de pacote.

2. Separe o lixo. Todo mundo sabe da importância de separar o lixo. Por que tão pouca gente separa?

3. Coma menos carne. Eu sou filha de pecuarista, mas não posso deixar de reconhecer que a produção de carne tem um impacto ambiental alto. Se você come menos carne, diminui a necessidade de produção. Simples assim.

4. Coma menos. Se você está acima do peso, tá guardando energia que não precisava. É, amiguinho, comer direito faz bem pra natureza.

5. Olhe o peixe que você come. A Lúcia Malla fez um guia de consumo responsável de peixes e frutos do mar. Cação, salmão, atum: a gente vai ficar sem daqui a pouco, se continuar do jeito que a coisa vai. É melhor comer tilápia, que é macia e saborosa.

6. Evite produtos de limpeza. Ninguém quer a casa suja, mas não precisa ter um milhão de limpantes na área de serviço. Água, vinagre, limão e bicarbonato dão conta de muita coisa, como eu comentei (por alto) aqui.

7. Passe um mês sem comprar nada além do necessário. Você precisa comprar um sapato por mês? É, eu também não. E aquele livro que você comprou, não poderia emprestar da sua amiga? Ficar um mês sem comprar nada além do necessário (comida, combustível, material de higiene) é uma ótima experiência, e você ainda economiza pra viajar no fim do ano!