21 de set. de 2009

AULA DE CIDADANIA: Moradores mobilizados defendem o Parque do Guará

Programada para ser uma caminhada, a atividade acabou ganhando a adesão de carros que formaram um cortejo de aproximadamente 1 kilômetro de extensão, tendo témino no estádio do CAVE, no Guará II. A polícia militar garantiu a organização da caminhada, com muita competência e profissionalismo. Nenhum incidente foi registrado.

Em um grande evento realizado neste sábado (19/9), o Movimento em Defesa do Parque Ecológico do Guará, com o apoio de diversas entidades, reuniu moradores entre adultos e muitas crianças, além de diversos líderes comunitários e personalidades da cidade, no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar conforme anunciado em cartazes e folhetos distribuídos por toda a cidade.

O morador do Guará fez questão de comparecer e mostrar seu apoio ao movimento, e mesmo os que não puderam ir ao evento também compartilharam da mesma opinião a respeito da defesa do Parque, conforme relata um morador: "meu pai não pôde vir pela idade, mas ele disse que apóia a causa e que já conversou com os vizinhoa lá da rua para que todos apóiem também", relatou o servidor público Rodrigo.

Além dos moradores da cidade, o evento também foi marcado pela presença de diversas autoridades distritais e federais, líderes comunitários, ambientalistas e apoiadores do movimento e, entre os presentes, destacamos o senador Cristóvam Buarque, o ex-ministro do esporte e atual diretor da ANVISA Agnelo Queiroz, o deputado federal Rodrigo Rollemberg, a deputada distrital Erika Kokay, o assessor da senadora Marina Silva - Pedro Ivo, a presidente da junta de prefeituras - JUNPAG - Alcina Martins, o diretor do SINDJUS Roberto Policarpo, o administrador do Parkway Antônio Girotto, Rafael Silva do Jornal do Guará, Amarildo Castro do Jornal Guará Hoje, o gestor ambiental e criador do projeto PALHAÇO VERDE Cláudio Ribeiro, o presidente de honra do SINDIRETA Severino Medeiros, o professor ambientalista e presidente da SAPEG - Adolpho Kesselring (Fuica), o ambientalista e vice-presidente da SAPEG - Antônio Gutemberg (Guto) e diversos prefeitos comunitários e presidentes de associações de moradores.

Entre os pronunciamentos em defesa do Parque, o senador pelo Distrito Federal Cristóvam Buarque informou que, juntamente com a senadora Marina Silva, levará à instância federal a polêmica questão do parcelamento insconstitucional do Parque do Guará e se comprometeu a fazer um pronunciamento na tribuna do Senado Federal sobre esta questão.

O projeto "Palhaço Verde", pioneiro na cidade, trabalha em prol do meio ambiente por meio da conscientização e da educação ambiental de forma bem humorada, por meio de palestras educativas. Crianças e adultos aprovaram a iniciativa.


Senador Cristóvam Buarque, relembra seu compromisso com o Parque ao falar da lei de sua autoria (Lei n. 1.826 de DE 13 DE JANEIRO DE 1998 - DODF DE 14.01.1998) e disse ainda que ele e a Senadora Marina Silva farão discurso não só pela preservação do Parque do Guará mas também pelo Noroeste.


Guto Gomes (SAPEG), senador Cristóvam Buarque (centro) e a presidente da junta de prefeituras - JUNPAG - Alcina Martins

População dá aula de cidadania em uma linda manhã de muito sol e diversão para os adultos e para as crianças presentes ao evento.

Diversas entidades manifestaram apoio
em defesa do Parque Ecológico do Guará


Manifestantes carregaram uma enorme bandeira do Brasil com a frase "educação é progresso"


Atrás da faixa vemos o boneco símbolo da luta pela defesa do Parque, o "Chicão da Mata", que estará presente para animar as mobilizações.