20 de ago. de 2009

18/08/2009 - Novacap trabalha em mais parques e praças pelo DF

Foto: Lúcia Leal

PERGUNTAR NÃO OFENDE:
E O PARQUE DO GUARÁ, QUANDO
SERÁ DEFINITIVAMENTE CERCADO
E IMPLANTADO? O DEPARTAMENTO
DE PARQUES E JARDINS (DPJ)
DA NOVACAP NÃO TEM NADA A DIZER?

http://www.novacap.df.gov.br/

(18/08/2009 - 09:58)
Depois do sucesso do Taguaparque, a Novacap vai recuperar áreas abandonadas por todo o Distrito Federal que serão transformadas em espaços de lazer e prática de esportes. Já estão em andamento a recuperação da Praça do Estudante (Planaltina), Caminho das Águas, Vila Cauhy, São Sebastião, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Beira-lago. Todos os projetos já estão em obras. Todos os projetos, exceto o Caminho das Águas, são de autoria do engenheiro paisagista Hitoshi Nakamura, da Novacap. Em Planaltina, a Novacap vai dar de presente aos moradores uma praça no centro da cidade, a Praça do Estudante, no Setor Educacional Central, e o Ginásio de Múltiplas Atividades, no Buriti III. No tempo recorde de 40 dias, equipes das diretorias de Urbanização e Edificações e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Novacap, recuperaram o ginásio de esportes. A ferragem e as telhas foram trocadas, a arquibancada, para 400 lugares, foi feita pelos funcionários da serralheria,a quadra foi pintada e os banheiros recuperados. Segundo os moradores, o ginásio estava abandonado havia anos e servia somente para ponto de usuários de droga e prostituição. O agente de polícia José Mário Farias, de 69 anos, morador da cidade desde 1964, comemorou a reforma. “Já não era sem tempo. Isso aqui está ficando uma beleza. Antes, não podíamos nem sair na rua ao anoitecer, porque o ginásio era ponto de tráfico e uso de droga. Só se via vagabundo por aqui. Com a reforma, já posso ver crianças, adolescentes e pais de família aproveitando a área toda”. O objetivo do GDF é que os moradores aproveitem o local, mas cuidem dele também. “Agora, a população vai ganhar uma área de lazer, de esporte e cultura. E contamos com os moradores para ajudar a tomar conta do ginásio”, afirma o presidente da Novacap, Luiz Carlos Pietschmann.

Praça

Além do ginásio, os moradores de Planaltina vão ganhar a Praça do Estudante. De acordo com o projeto, a praça tem um conceito rústico, com belo calçadão em pedras de Pirenópolis e pergolados de eucalipto nas entradas. O local vai abrigar equipamentos de esporte e lazer, como quadras poliesportivas, pista de Cooper, parquinho, campos de futebol de areia e de grama sintética, área para ginástica, entre outros. São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Vila Cauhy, além dos projetos Caminho das Águas e Beira-lago também estão na lista de obras da Novacap.

As obras São Sebastião
Recuperação do Parque Vivencial do Bosque de São Sebastião, uma área de preservação ambiental que vai contar com equipamentos como ciclovia, pista de Cooper, parquinhos, espaço para ginástica, trilhas ecológicas, quadras de areia. A administração vai oferecer aos usuários a Oficina da Natureza, aulas ministradas a crianças e adolescentes sobre noções de meio ambiente.

Recanto das Emas
Área de Reserva Ecológica entre as quadras 508 e 511, que está sendo delimitada com pista de Cooper. Na parte interna, haverá ainda a instalação dos tradicionais equipamentos de esporte e lazer.

Vila Cauhy

Construção da praça que já foi batizada de Jorge Cauhy, com pórtico, equipamentos, coreto.

Núcleo Bandeirante

Recuperação do Parque Vivencial do Tonico, com lago, ciclovia e equipamentos; e da Praça da Metropolitana, com pergolados e equipamentos.

Caminho das Águas
A primeira etapa vai do Córrego Samambaia, na Vila São José, à avenida Auxiliadora, na Colônia Agrícola Samambaia, aproximadamente três quilômetros que vão margeando o córrego com pistas de Cooper, parquinhos, espaço para prática de esporte. Nos pontos que são interrompidos por casas, serão feitas pontes em madeira.

Calçadão nas asas Sul e Norte
Projeto será um calçadão em madeira à beira do Lago Paranoá, com equipamentos. No lado Norte o trecho compreende a área entre a Ponte do Bragueto e a Estação Ecológica da UnB. No lado Sul, fica entre a Ponte das Garças e o Acampamento Saturnino de Brito., próximo à Embaixada da China.

Beira Lago
Espaço do lado direito da Ponte JK, sentido Lago Sul, que vai alojar 45 restaurantes, sendo três flutuantes, com área de lazer e paisagismo especial. Ascom/Novacap